As redes sociais são parte vital do plano de negócios de empresas que buscam se estabelecer no ambiente virtual. Através delas é possível estabelecer e posicionar seu negócio na internet, divulgar ideias, produtos e serviços, e se conectar com o público-alvo. Mas, apenas ser ativo nas redes não basta, é necessário entender todas as funcionalidades dessas plataformas antes de tomar qualquer decisão, só assim será possível evitar dores de cabeça no futuro.
Pensando nisso, preparamos esse post com 5 pecados das redes sociais para que você possa evitar ou parar de cometê-los. Continua lendo este post e aprenda tudo a respeito deles:
O QUE SÃO REDES SOCIAIS?
Antes de tudo, você precisa entender perfeitamente o que são as redes sociais.
Redes sociais são sites e aplicativos com diferentes finalidades (profissional, relacionamento, hobbie, entretenimento, nicho, etc), mas que possuem o mesmo objetivo: permitir a transmissão e compartilhamento de informações entre seus usuários, tanto indivíduos comuns, quanto empresas e grandes marcas.
Quando tocamos nesse assunto, muito provavelmente você pensa em sites como o Facebook, LinkedIn, Twitter e talvez o antigo Orkut, além de apps como o badalado Instagram, o essencial WhatsApp ou seu alternativo em ascensão Telegram, e a febre do momento: o TikTok.
Porém, o conceito de redes sociais é datado de muito tempo atrás em estudos sociológicos, por exemplo. Tal setor do conhecimento dita que o conceito de rede social permite analisar as interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até as imensas sociedades que habitam ou habitaram o globo. Esse processo vem sendo aplicado desde o final do século XIX, quando começou a ser reconhecido.
Na modernidade, com o advento da Internet, as redes foram instrumentalizadas por seus usuários para que pudessem instigar discussões sobre pautas sociais e políticas importantes e, também, convocar participantes para manifestações, protestos, ações no “mundo real” que causassem alguma transformação. Deve ser fácil pensar em exemplos recentes sobre o poder dessas plataformas digitais, certo?
Por fim, os aplicativos e sites deram origem a uma nova maneira das empresas se relacionarem com seus clientes e vice-versa. Rapidez, versatilidade, praticidade, humanização e acolhimento aumentaram a qualidade dos métodos e processos, abrindo espaço para conexões mais fortes e uma nova maneira de fazer Marketing Digital. Com anúncios diversos e conteúdo mais efetivo sendo difundido, produtos e serviços chegaram em locais nunca vistos antes pelos empresários.
5 ERROS QUE PRECISAM SER EVITADOS NAS REDES SOCIAIS
1) Não acompanhar métricas
Métricas são dados coletados para mensurar, monitorar e avaliar o comportamento de usuários em um determinado perfil ou página na internet, de maneira simples, clara e objetiva.
Ao analisar esses dados é possível identificar o que está e o que não está dando certo, e assim investir em conteúdos com maior engajamento e melhorar aqueles com rendimento abaixo do esperado.
Não é necessário muito esforço com as métricas, porque quase todas as redes sociais possuem sessões dedicadas exclusivamente a verificação de rendimento do material compartilhado. Você precisa ficar atento a elas.
2) Não usar hashtags ou usá-las do jeito errado
As populares hashtags são um método de pesquisa e agrupamento de termos em tópicos. Para utilizá-las é simples, basta inserir em uma postagem a cerquilha (#, também conhecida como “jogo da velha”) antes de uma palavra, frase ou expressão, e por fim clicar no botão enviar.
No entanto, muitas pessoas não usam esse recurso de maneira estratégica, com o objetivo de fortalecer a marca, tornar o conteúdo relevante e permitir que os posts sejam encontrados por novas pessoas. O uso excessivo ou indevido faz o tiro sair pela culatra, pois alguns sites punem aqueles que não agem de acordo com as políticas de privacidade e compartilhamento.
3) Não estabelecer padrões de comunicação
Toda peça criada precisa seguir a mesma identidade visual e estilo de linguagem, independentemente da plataforma onde será compartilhado. Obedecer a um padrão é uma estratégia de marketing digital importante, pensada para estimular o reconhecimento da sua marca por outras pessoas.
Imagens, vídeos e textos sem qualidade e com estilos que não são atrativos não chamam a atenção dos seguidores. É preciso ser coerente, só dessa forma será possível tornar o posicionamento online da sua empresa e o interesse dos usuários da web mais forte.
4) Não realizar publicações humanizadas
É errado tratar as páginas de uma instituição apenas como mecanismos de divulgação. Os usuários do Facebook, por exemplo, procuram por entretenimento e novas ideias, por isso páginas de humor, informação e influencers são tão populares. E isso acontece porque as redes sociais são espaços de interação, ou seja, é necessário interagir com seus seguidores para criar vínculos.
Empresas cujo único objetivo é expor e vender os seus produtos dificilmente conseguirão estabelecer uma relação sólida com os seus seguidores/clientes. Além da divulgação, deve-se apresentar também conteúdos de qualidade, diversificados e atrativos. Os materiais precisam representar ideias e posicionamentos da marca.
5) Não investir em mídia paga
A mídia paga aumenta o alcance de publicações, com o objetivo de atingir os melhores resultados, em menor tempo. Em outras palavras, você impulsiona posts de acordo com a quantia investida na plataforma. Isso gera mais curtidas, comentários, compartilhamentos, conversões e etc.
Alcançar resultados satisfatórios de forma orgânica é possível, porém, se você quiser que sua marca ganhe maior visibilidade de maneira rápida e de acordo com as preferências do seu plano de Marketing, é preciso gastar uma quantia com impulsionamento.
Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e, inclusive, o YouTube possuem a sessão Ads (abreviação de “AdSense”, serviço oferecido pelo gigante Google), onde o dono da página pode pagar para que seu conteúdo seja anunciado de maneira prática. As interfaces das redes sociais são intuitivas, mas é importante que um profissional que entenda do assunto aplique as técnicas corretas para seu anúncio tenha sucesso.
A IMPORTÂNCIA DE UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS DE MARKETING
Usar as redes sociais de maneira inteligente requer prática e estudo constante. Com o tempo, você vai entender qual a melhor forma de se posicionar na web, com o objetivo de atrair o público, interagindo do jeito adequado. O mais importante é nunca esquecer desses cinco erros que não podem, de jeito algum, ser cometidos.
Por outro lado, se você não tem tempo para estudar e se adaptar, pois está ocupado cuidados dos demais processos do seu empreendimento, uma saída é solicitar o apoio de uma agência de Marketing. Seus profissionais especializados na produção de peças audiovisuais, no desenvolvimento de conteúdo escrito e gerenciamento de redes sociais, são capazes de atender todas as necessidades e resolver os problemas apresentados.
A Retina Web é a melhor opção do mercado para você! Nossas técnicas exclusivas e recursos modernos estão sempre a postos para evitar todos os cinco (e muitos outros) pecados das redes sociais.
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