Uma das profissões mais nobres está na área da saúde. Não basta enfrentar a morte diariamente, cuidar para fortalecer a saúde de muitas pessoas, explicar termos científicos complexos de maneira acessível, é preciso fazer tudo isso mantendo aquele jaleco branco impecável!
O que, por vezes, muita gente se esquece, é que a prática dessa profissão, por mais bela e estafante que seja, é também a fonte de renda dos profissionais, que no final do dia, precisam viver como todo mundo.
Em meio a essa loucura e tribulações, sobra pouquíssimo tempo para que esses profissionais da saúde consigam se dedicar a alcançar seu público on-line, discorrer sobre os benefícios de seus serviços ou mesmo anunciar uma nova clínica ou consultório.
Nesse cenário complicado, é preciso manobrar o tempo, gerar conteúdo e respeitar as leis da ética sem abdicar do engajamento. Mas como fazer isso?
Ora, não tema! A Retina preparou algumas dicas de Marketing Digital especialmente para os médicos de plantão (sacou? Médicos de “plantão?”), confira:
Antes de mais nada, você precisa existir on-line
Você pode ser o melhor especialista em sua área, ter uma clínica moderna, possuir autoridade acadêmica e resultados surpreendentes, mas, se seu público não souber da sua existência, isso não vai adiantar muito.
O Marketing Digital vem para marcar sua presença no que hoje é a principal fonte de pesquisa de informação e serviços: a internet.
Criando uma página para sua clínica ou hospital, os profissionais podem não só dar as informações pertinentes de tratamentos oferecidos, disponibilidades de horários e dias de atendimento, como telefone e endereço, e até criar outros tipos de aproximação.
Ter um blog que seja frequentemente alimentado com assuntos de sua área de atuação é outra boa alternativa, já que dá credibilidade ao médico e aumenta seus acessos.
Quanto mais pessoas souberem da sua existência e tiverem acesso à qualidade e propriedade de seus serviços, mais clientes você terá.
Redes Sociais
Mas atenção: não se esqueça das redes sociais! A maioria do público brasileiro tende a procurar indicações em páginas como Facebook e Instagram, e acompanhar profissionais que demonstram sucesso em seus setores nessas redes.
No Brasil, são cerca de 92 milhões de pessoas só no Facebook, isso representa praticamente 45% da população brasileira. Essa popularidade toda é porque as redes sociais são o centro de informações e atualizações constantes.
Hoje em dia, é comum que os usuários utilizem essas plataformas para realizar pesquisas e encontrar sugestões de empresas e serviços. E é por isso que você deve aproveitá-las! Usando as Redes Sociais você, como médico, pode estabelecer um relacionamento saudável com seu público-alvo de uma forma eficaz e rápida, atraindo e demonstrando empatia pelas dores dos clientes.
Assim, além de inspirar lealdade dos seus seguidores, seus potenciais clientes passam a ter mais confiança nas soluções disponibilizadas na sua clínica ou hospital.
Os conteúdos de qualidade também ficam em voga nas redes e podem ajudá-lo a ganhar cada vez mais espaço dentro do seu segmento de mercado.
Além disso tudo, as redes sociais possuem formas excelentes de impulsionamento e segmentação de anúncios e conteúdos, podendo chegar a um público bastante específico e em abundância, e por um valor modesto em comparação com outras atividades do Marketing.
Tenha um SEO matador!
Uma vez que você possuir sua página e redes sociais ativas, está na hora de investir para potencializar as chances de seu site ser encontrado pelos buscadores.
Para isso acontecer, profissionais do Marketing focam no Search Engine Optimization (SEO), que são técnicas específicas do Marketing Digital para situar sua página de modo favorável nas buscas on-line.
Esse processo é tão importante que pode ser aplicado em praticamente tudo que sua empresa possui on-line. É possível trabalhar o SEO do site da sua cínica? Sim! E do conteúdo de blog? É claro! Das redes sociais? Deixa conosco!
Ética e linguagem acessível
Entretanto, quando falamos em saúde é necessário que se tenha uma atenção especial para o conteúdo produzido.
Muitas pessoas tendem a procurar informação por conta e se basear em um texto ou vídeo para iniciar alguma espécie de tratamento, mas sem considerar todo seu quadro clínico real, que só seria corretamente analisado e diagnosticado em uma consulta médica.
De modo a evitar trazer informações que podem ser prejudiciais se mal interpretadas, os profissionais dessa área devem analisar a fundo o que será postado e se sua linguagem atinge todos os públicos, permitindo, assim, um entendimento claro e acessível.
Por isso, é importante que, além de possuir um conteúdo criterioso e embasado, se tenha um planejamento coeso e seja claro ao seu leitor.
Um ruído na linguagem pode ser devastador para um conteúdo da área da saúde e saber manter a postura ética sem oferecer risco a seus leitores é o que diferencia um Marketing Digital responsável e ético de outro descompromissado.
O que é proibido aos médicos no Marketing Digital?
Quando for iniciar seu planejamento ou procurar profissionais para fazê-lo, certifique-se de que as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (CONAR) estejam sendo seguidas à risca.
Você não deve divulgar nenhum serviço ou tratamento que pertençam a uma especialidade que não possui, tampouco pode autodenominar-se único possuidor de um tratamento, divulgar valores e condições para o pagamento de seus serviços, criar posts onde expõe “antes e depois” de seus pacientes e mais uma série de determinações.
Não obstante, alguns dados devem sempre estar a vista para seus seguidores. Todo seu material precisa conter o nome do médico, seu CRM e seu
Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Caso o Marketing seja realizado para uma clínica médica, o que deve constar é o nome do Responsável Técnico e seu CRM.
Gostou de nossas dicas? Então, saiba que existe muito mais que pode ser feito para deixar você, sua clínica e sua equipe visível para seu público na internet.
O Marketing Digital possui muitos ramos de atuação e, em conjunto, elas podem transformar um número tímido de acessos em um público fidelizado, presente e consumidor.
Para saber mais sobre como melhorar suas estratégias on-line, entre em contato com nossa equipe!
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