Marketing
Uma tendência chamada Pinterest Ads
Autor Retina Web
Data 6, maio, 2021
Uma tendência chamada Pinterest Ads
Pinterest Ads

Você já conhece o Pinterest? Essa rede social permite encontrar e organizar imagens de diversos assuntos, temáticas e categorias de maneira simples e fácil para que sejam tomadas como inspirações. E visando melhorar a experiência das empresas, a plataforma inaugurou o Pinterest Ads.

No blog de hoje, abordaremos esse recurso superimportante para marcas que desejam explorar mais afundo as possibilidades do Pinterest. Continue lendo para saber mais!

O que é Pinterest

De grosso modo, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Com uma interface que se assemelha a um “quadro de inspirações”, os usuários podem gerenciar diferentes quadros (também chamados de boards) para terem finalidades diferentes. Por exemplo, um quadro pode ser destinado a arquitetura, enquanto outro pode ser para floricultura.

No site você cria painéis e fixa imagens neles – a função de chama “pin”, como um alfinete de papelaria, então é bem intuitivo. Assim, você pode guardar e compartilhar as ideias com seus seguidores ou criar espaços privados, com conteúdo que apenas você pode visualizar. Também é possível apenas seguir outros usuários ou determinados painéis do seu interesse.

Artistas e profissionais da comunicação gostam de montar moodboards, que servem para moldar a personalidade de um projeto que estão desenvolvendo. Há ainda quem recorre a plataforma para divulgar a própria empresa, publicando fotos e artes referentes aos produtos e serviços que oferecem tanto de modo físico como digital.

O que é Pinterest Ads

O recurso oficial de publicidade do Pinterest, o Pinterest Ads, chegou recentemente no Brasil. Com ele é possível executar diferentes estratégias de Marketing Digital para impulsionar uma marca e impactar diversos grupos dentro dos 300 milhões de usuários que acessam o site ou aplicativo cotidianamente.

O Ads permite que as empresas tenham acesso a vários modelos de anúncios, podendo estabelecer diferentes segmentações, objetivos e um público-alvo. Alguns exemplos de aplicação dessas funcionalidades são: patrocinar pins em formato de imagem, vídeo, carrossel e app pin, e mensurar os resultados de investimentos.

Essa é uma ferramenta poderosa para marcas que buscam gerar mais tráfego para os seus sites e conseguir mais conversões, podendo ser cadastros ou compras. De acordo com a própria rede social, nosso o país é o primeiro da América Latina a receber essa solução de publicidade.

O impacto gerado pelo Pinterest Ads

Dados de uma pesquisa feita nos Estados Unidos da América e expostos no site oficial do Pinterest Ads mostram que explorar o novo recurso pode ser muito vantajoso para as empresas. Confira:

  • 89% dos usuários nos EUA acessam o Pinterest em busca de inspiração quando querem comprar algo;
  • 52% dos millennials nos EUA usam o Pinterest;
  • 83% dos usuários que acessam o Pinterest semanalmente nos EUA fizeram uma compra com base em Pins de marcas;
  • Grande parcela das buscas feitas no site são por produtos e serviços, como roupas, viagens, decoração, etc.

Com os resultados dessa pesquisa, dá para enxergar um espaço produtivo a ser explorado, principalmente por anunciantes que desejam ser descobertos e vender pela internet.

No Brasil, algumas empresas já incorporaram o Pinterest aos seus respectivos modelos de negócio, como é o caso do Itaú, O Boticário, Eudora, AMARO e Samsung.

Assim como toda rede social, esse super captador de imagens e fotos online é um ótimo espaço para divulgação e captação de público, basta ter consciência dos recursos e limitações da plataforma, e saber usá-los com maestria.

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