Antigamente, o Instagram era uma rede social usada para compartilhar fotos pessoais e manter contato com amigos e familiares, entretanto, cada vez mais, essa plataforma tem ganhado destaque no Brasil e suas possibilidades dentro do Marketing Digital se tornaram uma força a se reconhecer.
Porém, para que se tenha um IG forte, é preciso não só ter um bom número de seguidores, mas engajamento. Muitas pessoas se encantam com @ com milhares de seguidores, mas, do ponto de vista mercadológico, o número de seguidores importa muito menos do que sua porcentagem de engajamento.
Isso acontece porque, infelizmente, ainda existe compra de seguidores falsos, bots e demais meios ilícitos que podem dar uma falsa impressão do potencial para aquela conta.
Se você quer melhorar as estatísticas do seu Instagram e conseguir resultados orgânicos, confira as dicas deste post!
O que é engajamento?
Antes de tudo é preciso saber que engajamento dentro do Marketing Digital se refere as interações existentes nas redes sociais, seja através de comentários, curtidas, salvamentos de post e compartilhamentos de publicações.
Por que o engajamento é importante?
Se você tem um Instagram profissional, sua visão final é gerar lucro para sua empresa, autoridade em seu setor e divulgar seus conteúdos, certo?
Caso seu engajamento seja baixo, sua visibilidade cairá dentro da plataforma. Isso acontece porque o algoritmo está programado para indicar mais posts (mesmo entre seus seguidores) de IGs que tenham um fluxo de participação maior.
Em outras palavras, ter pouca interação faz com que a rede social considere seu conteúdo desinteressante e pare de recomendá-lo para seguidores potenciais. O Instagram trabalha com limite de espaço e (pasme) dá prioridade para mostrar conteúdos que costumamos nos engajar. É por isso, que quando você abre o seu @ particular, as atualizações que aparecem primeiro são sempre as mesmas pessoas que você costuma interagir.
Dicas para aprimorar seu engajamento
– Abuse das Hashtags, mas só das corretas
Não adianta nada usar o limite de 30 tags da rede social e não discernir as relevantes para o seu conteúdo.
Procure se informar de quais hashtags são adequadas para o seu nicho e para o conteúdo específico da postagem, veja em qual tipo de post elas estão linkadas e sempre que for utilizar uma pequena expressão, coloque as iniciais de cada palavra em maiúscula, facilitando a leitura. Por exemplo: #RetinaWeb.
– Incentive a interação com seus stories
Uma das alternativas mais bacanas do Instagram são os stories e suas muitas ferramentas que permitem interação.
Crie enquetes, faça perguntas, adicione contagens regressivas para seus lançamentos, faça Lives, etc. Tudo isso ajuda a alavancar seus indicies.
– Tenha uma identidade visual e imagens de qualidade
Ficar utilizando imagens diversas sem contextualização entre si e com uma qualidade ruim pode dar um ar de amadorismo ao seu perfil.
Seus posts devem ser claros, gerar curiosidade e abusar da narrativa gráfica. Por isso, invista em bancos de imagens ou contrate um time especializado para ajudá-lo com seus posts (contrata a gente!).
– Conteúdo de qualidade
É verdade que a plataforma é essencialmente visual, mas isso não tira a responsabilidade dos criadores de conteúdo e marcas de produzirem um conteúdo de qualidade.
Tenha legendas coesas, didáticas e sucintas, mas que agreguem valor aos seus seguidores. Se você teme que ninguém leia uma legenda muito grande, dilua seu post em um formato carrossel.
– Use seus relatórios de engajamento e monitore seus avanços
De nada adianta todo esforço se você não puder mensurar seus acertos e pontos de melhoria.
Por isso, é muito importante saber como analisar seus índices de engajamento. Existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo e a própria plataforma oferece uma versão gratuita (porém bastante básica) para os perfis profissionais.
Se você quiser uma análise completa, já sabe quem chamar, né?
Se você quer que suas redes sociais tenham uma gestão profissional, com planejamento de postagens, artes incríveis e conteúdo de qualidade, entre em contato conosco!
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