O que é palavra-chave?
São termos inseridos em seu conteúdo que servirão para que as ferramentas de busca entendam sobre o que seu conteúdo se trata.
Para que servem?
Sua utilidade principal é gerar ranqueamento, apresentando seu conteúdo como opção para que os usuários possam conhecê-lo e acessá-lo.
Tipos de palavras chaves
Temos palavras mais genéricas e mais específicas e cada uma delas possuem particularidades que você deve levar em conta.
As palavras-chave mais genéricas tendem a trazer mais tráfego, porém encontram maior competitividade e menor conversão. Isso acontece, pois, o leitor quer uma informação específica dentro de um tema abrangente e terá a sua disposição diversos conteúdos, mas não, especificamente, um que atenda suas necessidades. Dessa forma, você tem tráfego, mas menor conversão.
Já as palavras-chaves específicas trarão menos tráfego, mas enfrentarão menor competitividade e terão maior chance de conversão. Na busca por uma palavra-chave ou expressão específica, um leitor encontrará menos informações disponíveis e, portanto, tendo menos competitividade pelo engajamento daquele público, maior serão suas chances de angariá-lo.
Então por qual tipo de palavra-chave devo optar?
Ambas, mas depende do caso.
Se você possui um domínio com relativa relevância on-line, você pode optar por utilizar palavras-chave genéricas, com maior demanda. Entretanto, se está começado e precisa gerar conversão, de preferência as palavras-chaves específicas.
Como funciona a busca?
Sites de busca como o Google possuem um sistema refinado e inteligente, sem focar em termos exatos como principal ferramenta para o ranqueamento de um texto. Os buscadores focam na intenção.
O Google, por exemplo, utiliza-se do conceito tratado e, de modo semântico, consegue abranger e entender conteúdo.
Isso não quer dizer que você não deva usar as palavras-chaves exatas. Você deve, mas lembre-se que elas são cada vez menos centrais em comparação a qualidade geral.
Existem posicionamentos que fazem real diferença e podem ser usados para maximizar suas chances de tráfego. O título de seu post, a URL e o cabeçalho inicial, são exemplos onde as palavras-chaves podem ser empregadas. Mas é recomendável que a utilização de tais palavras seja feita com naturalidade.
Como as ferramentas de busca passaram a entender contexto e sinônimo, repetir a mesma palavra incessantemente pode ser ruim a logo prazo, principalmente se tornar seu texto enfadonho e não fidelizar seu leitor.
Faça uso da naturalidade textual, dando espaço para um bom desenvolvimento do que se propõe. Os buscadores continuarão entendendo que esse texto pertence ao espectro da palavra-chave em si.
Dica de ouro
Foque na qualidade do seu conteúdo!
Leitores que gostam do seu texto geram recomendações, engajamento e criam uma relação de confiança entre consumidor e produtor de conteúdo.
Dessa forma, com fidelização, engajamento, naturalidade e qualidade, você aumenta significativamente seu ranqueamento. Quer ajuda com as palavras-chaves e análises de engajamento? Que tal contar com um time de especialistas preparados para te ajudar nessa jornada? Entre em contato conosco e não deixe de conferir nosso blogpara ter acesso a mais dicas!