Por Pedro Ribeiro
O marketing por e-mail e o marketing por mensagens nunca foram tão eficientes no Brasil. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, 3 em cada 4 brasileiros acessam com frequência a Internet. Isso significa um mercado potencial de mais de 140 milhões de consumidores, em uma das 10 maiores economias do mundo.
Boa parte desses acessos é feita por meio de smartphones e com a utilização da tecnologia 4G. Além disso, com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus, a demanda pelo e-commerce e por serviços digitais aumentou em todas as regiões do país. Somente as vendas online aumentaram 145% no primeiro semestre de 2020.
Apenas por esses números, é possível imaginar como uma boa estratégia de marketing por e-mail e marketing por mensagens, com o uso de chatbots, é essencial para manter as vendas em alta. Mesmo em um cenário econômico interno e externo desfavorável para diversos setores, o ambiente digital se mostra muito mais interessante quanto ao retorno dos investimentos. Limitados pelo isolamento social, para muitos consumidores a única maneira de se ter acesso aos bens de consumo é por meio de sites e aplicativos.
Marketing por e-mail funciona. E muito.
O marketing por e-mail é muito mais do que o disparo de mensagens para a caixa de correio eletrônico dos consumidores. Todo o marketing feito por e-mail é baseado em estratégias bem definidas, com a missão de converter esse contato em relacionamentos, e, por consequência, em vendas.
Entre essas estratégias, a segmentação de clientes ou leads é a principal delas. Desta forma, é possível realizar o marketing por e-mail da maneira correta e com foco real em quem gostaria de receber aquela mensagem. Se um e-commerce de materiais esportivos deseja realizar uma campanha, é possível que a empresa possa segmentar essas mensagens de acordo com o público-alvo. Afinal, os praticantes de futebol não devem receber o mesmo conteúdo que os fãs de basquete.
Outra vantagem de se realizar o marketing por e-mail é a maneira como uma empresa pode prever quem irá receber a mensagem. Diferente de um post em redes sociais como o Instagram e o Facebook, em que é impossível identificar quem viu ou não a mensagem, com o marketing por e-mail acontece o inverso. Ao enviar um e-mail para cada lead, é possível saber com precisão quem irá receber a mensagem, se o cliente abriu ou não o e-mail, quando leu o conteúdo, entre outros benefícios de se utilizar essa estratégia.
Marketing por mensagens. A maneira inteligente de surpreender os consumidores.
O marketing por mensagens, como o nome já diz, é a estratégia utilizada pelas empresas para realizar contato com seus clientes ou leads por meio de aplicativos de troca de mensagens. No Brasil, esse tipo de engajamento acontece de maneira mais frequente e eficaz no WhatsApp, o app mais baixado do país há anos.
Com o crescimento do marketing por mensagens, aumentou ainda a demanda pelo uso de chatbots. Para quem ainda não sabe, chatbots são complexos sistemas de mensagens desenvolvidos por designers conversacionais que reproduzem, de acordo com o tom e voz da empresa, uma conversa real com o consumidor.
Existem sistemas mais simples, em que o cliente deve seguir um script para prosseguir a conversa, e outros chatbots mais complexos. Nesses casos, o consumidor tem maior liberdade para responder e perguntar o que quiser, e ainda assim a inteligência artificial será capaz de interagir. Por isso, e para o benefício das estratégias do marketing por mensagens, o uso de chatbots se apresenta como a maneira mais eficiente de se relacionar com os clientes. Além disso, como se trata de uma conversa, torna todo o processo mais veloz e com uma linguagem muito mais próxima do dia a dia.
Como o marketing por e-mail e o marketing por mensagem se completam.
É até difícil imaginar uma empresa, independente do porte, fazer uso do marketing por e-mail e abrir mão do marketing por mensagem. Isso é raro porque simplesmente essas estratégias se complementam. Por um lado, com a segmentação correta, o marketing por e-mail pode gerar novas vendas. Ao mesmo tempo, o marketing por mensagem pode funcionar como um canal de relacionamento e retenção de clientes.
Desta forma, um ciclo se repete. Assim, um e-commerce de uma empresa, por exemplo, pode se apresentar disponível por 24 horas, e pronta para oferecer os melhores produtos, serviços e atendimento aos seus consumidores.
Outro benefício do uso do marketing por e-mail e do marketing por mensagem é a rapidez ao enviar uma resposta. Estudos já apontam que empresas capazes de responder os seus clientes em menos de 1 hora tem maior capacidade de tornar aquele contato em um relacionamento mais longo. O que gera mais vendas e retorno de faturamento para a companhia.
Com toda a certeza, e aliada à diferentes estratégias, como redes sociais, foco em consumer experience e campanhas de mídia on e offline, o marketing por e-mail e o marketing por mensagem apresentam os elementos fundamentais para um mercado tão competitivo, em que cada contato com o cliente vale ouro.