Hoje iremos tratar de um assunto muito importante para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou número de colaboradores. A Retina elaborou este post especialmente para desmistificar e explanar tudo sobre o que mede a força de uma marca. Confira o post e entenda melhor as dicas como medir e aprimorar a força da marca.
É importante estar ciente da relevância da força de uma marca. Uma estratégia de branding assertiva pode colocar a empresa em uma posição de destaque no mercado, além de estabelecer um vínculo duradouro com o público. As empresas que usam o fortalecimento da marca, criam sua identidade enquanto se posicionam no mercado.
Fortalecendo a imagem da empresa
Através do branding, é possível construir uma forte reputação no mercado e com o público. O valor de uma empresa sempre vai depender da força da imagem, mesmo que o produto não seja perfeito ou atinja altos níveis de satisfação, apenas por estar vinculada a marca, isso gera uma certa autoridade para o produto, os consumidores irão testar, dando seu voto de confiança. Para atingir este patamar mercadológico de confiança e credibilidade, é preciso que a imagem da empresa seja atrativa e tenha uma visão unificada que reflita um estilo de vida para as pessoas se identificarem.
Gerar valor = Aumentar diretamente as vendas
A força de uma marca estabelecida e reconhecida no mercado, representa clientes fiéis e consumidores reais interessados nas ofertas apresentadas pela empresa. Dessa forma, as companhias sabem que estão investindo seu dinheiro em um produto ou serviço que retornará um benefício futuro esperado. Empresas que se tornaram referência por exibir seu valor e apresentar como podem melhorar e participar da vida das pessoas, por exemplo a Nike, Apple e Coca-Cola, que praticam preços relativamente maiores que seus concorrentes diretos, porém, são autoridades nos seus segmentos mercadológicos e tem uma larga base de clientes satisfeitos e já fidelizados. Vale ressaltar que essa autoridade é um processo longo e que deve ser feito com muita atenção, tendo em vista tanta concorrência existente no Brasil e no mundo.
Atração de novos clientes
Quando uma marca vira referência no que faz, isso gera um buzz e a tendência é que mais pessoas queiram experimentar seu produto ou serviço, para buscar entender o conceito apresentado pela empresa. Se ocorrer uma identificação por parte dos consumidores, certamente elas irão aderir ao conceito e a ideia provocada pela empresa. É necessário sempre buscar inovação, sofisticação e melhorar serviços ou produtos que já estão defasados ou que recebem muito feedback negativo. Lembrem-se, um consumidor nunca irá achar ruim pagar um pouco mais caro por algo de valor para ele e que ele recomendaria para um amigo ou familiar, basta que isso seja diferente, criativo e que principalmente solucione suas dores, ou seja, seus problemas e necessidades diárias.
A força de uma marca está diretamente relacionada a todas as ações, estratégias e implementações de empresas. É interessante que todo proprietário de uma empresa, CEO ou diretor, faça um exercício de reflexão para mensurar se hoje em dia, a presença de sua marca está forte no mercado?
Você já refletiu como está a força de sua marca hoje? Gostaria de mudar algo nela e tornar ela mais evidente para o mercado? Conte com a Retina e tenha a melhor experiência em transformar marcas e surpreender seus clientes.
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