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Eco-Friendly: Como sua marca pode fazer parte desta causa?
Autor Retina Web
Data 10, fevereiro, 2020
Eco-Friendly: Como sua marca pode fazer parte desta causa?

Em um mundo onde a responsabilidade ecológica tem sido protagonista, precisamos falar sobre a estratégia de marcas eco-friendly que podem ser utilizadas como exemplo na definição da estratégia de sua empresa.

Mas o que é ser eco-friendly?

Não existe uma receita a seguir. Se a sua marca entende a preocupação com o meio ambiente, ecossistema e ecologia, descobre e cria planos para reduzir o próprio impacto nesse ciclo, a sua marca, de alguma forma, já é eco-amigável.

As práticas a serem adotadas vão depender muito do serviço ou produto que a sua marca dispõe, qual o nicho que a marca segue e para qual público ela é destinada.

O hábito do consumidor

Recentemente a revista digital Meio e Mensagem divulgou uma pesquisa pública chamada “Sustentabilidade: o impacto no hábito dos brasileiros e nas marcas”, sobre o comportamento de consumo das pessoas em termos de preocupação com a preservação ecológica.

Os dados obtidos na pesquisa contam como o brasileiro percebe isso na sua jornada de compras ou como isso pode influenciar nas suas escolhas:

Quando perguntados sobre o que faz uma marca ser sustentável, 74,18% respondeu que a preocupação com as embalagens sustentáveis é imprescindível para uma marca e 72,15% acreditam que a preocupação com a reciclagem é fundamental.

As principais escolhas dos entrevistados revelam que desde a mudança mais tímida das empresas é algo notável. Ao recordarem de marcas não-sustentáveis, estão dispostas a perdoá-las quando perceptíveis as mudanças de comportamento da marca.

O interesse das pessoas sobre um estilo vida mais sustentável é especificado com uma outra pergunta da pesquisa, onde os dados revelaram que 58,51% das pessoas estão muito interessadas em adotar um estilo de vida mais sustentável e 51,74% comprariam mais produtos “bons para o mundo” se ele se encaixassem no orçamento pessoal, comparados aos 32,5% que já consomem estes produtos em sua rotina diária.

Como sua marca pode se tornar sustentável?

A partir de algumas atitudes a sua marca pode se juntar à causa. Não é necessário um investimento grandioso pois, cada passo é uma etapa importante para a natureza.

  • Não faça por interesse apenas da marca

A sua marca deseja ser mais eco-friendly por qual finalidade? Avalie se a sua marca está sendo realmente pensando na sustentabilidade ou se apenas quer manter um status com esse púbico.

É importante tomar cuidado com as atitudes. Afirmar ser eco-friendly e agir de forma contrária poderá sujar a sua imagem.

  • Pense na possibilidade da logística reversa

Se a marca produz equipamentos e produtos que podem ser substituídos, é válido considerar na logística reversa. É uma maneira de oferecer algum benefício de fidelidade ao cliente e controlar o descarte inadequado de materiais.
Se o produto for reciclável, além destas vantagens, também poderá recuperar um percentual da matéria-prima para a confecção de novos produtos por um custo menor.

  • Substituição de embalagens

Pense na quantidade de lixo que o seu produto gera. Avalie a necessidade mínima de suas embalagens e estude realizar a substituição. Opte pelos recicláveis, materiais naturais e biodegradáveis que demandam o mínimo de processos químicos ou energéticos possíveis.

  • Substituição de combustíveis e planejamento de logística

De acordo com a necessidade, é possível procurar outros combustíveis, optando pelos menos agressivos ao meio ambiente. Estudar rotas e planejar entregas combinadas pode gerar até uma considerável redução de custos.

  • Evite desperdícios

Reduzir os gastos na produção parece desafiador. Mas qualquer redução já é considerada uma grande ajuda, se pensada a longo prazo.
Reduza o gasto de água na produção ou no ambiente de trabalho, evite gastar energia desnecessária, realize processos mais precisos, se livrando de correções ou refações.

Se for possível renovar o uso, como o caso da água, por exemplo, aproveite também para ajudar a reduzir o custo financeiro dos processos.

  • Não teste seus produtos em animais

Infelizmente os animais são massivamente utilizados em testes de cosméticos, fármacos, produtos químicos e outros. Procure outras formas de certificar o seu produto e não teste em animais indefesos.

Opte por fabricantes locais e funcionários mais próximos da sua empresa

Pensar sobre a origem de suas matérias-primas também faz parte da logística. Economicamente, pode acabar sendo mais rentável adquirir de um fornecedor próximo, que vai investir menos em transporte e te permitir reduzir até o tempo de espera para receber este material.

Os funcionários mais próximos da empresa também gastam menos com combustível, trabalham melhor, pois investem menos tempo se deslocando e passam mais tempo em família. Cuide da saúde mental de seus funcionários. Esse também pode ser um grande aliado.

Fonte: Meio e Mensagem

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