O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro. O objetivo é atrair o cliente através de conteúdo relevante.
Diferente do Outbound Marketing, ou o tão famoso marketing tradicional, tem como objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A estratégia é ir atrás do cliente ativamente. Esse tipo de marketing é utilizado em propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, cartazes, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.
Com a ascensão da internet, o marketing se adaptou aos novos meios de interação com o consumidor.
“Os clientes não são mais receptores passivos de ações de segmentação, direcionamento e posicionamento de uma empresa. A conectividade acelera a dinâmica dos mercados a ponto de ser praticamente impossível para uma empresa ficar sozinha e depender apenas dos recursos internos para ser bem-sucedida. As empresas precisam encarar a realidade de que, para vencer, devem colaborar com grupos externos e até envolver a participação dos clientes” (KOTLER, 2017, p. 35)
O Outbound Marketing tem uma comunicação unilateral: em um anúncio há pouca ou nenhuma interação. A marca fala e o público ouve. Enquanto o Inbound Marketing tem comunicação aberta: marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante.
A estratégia de Inbound Marketing é muito mais barata do que investir em um comercial na TV, por exemplo, e o retorno é mais fácil de ser medido, uma vez que existem ferramentas como o Google Analytics, que mensura o sucesso dessas ações. Logo, surgiu também a necessidade de produzir conteúdo de qualidade, capaz de atrair mais visitantes para o site e, por consequência, gerar mais vendas.
OUTROS BENEFÍCIOS DO INBOUND MARKETING
Alcance do público certo: o conteúdo vai chamar a atenção apenas dos que mostram potencial de compra futura.
Aproximação com clientes: público mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas, por conta que existe umaestratégia de conteúdo focada nas necessidades deles
Maior poder de persuasão: por ser argumento baseado em informações sólidas, e que se constrói ao longo do tempo, não de uma vez só.
Ciclo mais curto de vendas: Isso acontece por causa do conteúdo altamente relevante e personalizado, que acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra.
Diminuição de custos: Além de diminuir os custos de aquisição, o Inbound também é relativamente mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca.
Importante ressaltar que de no Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo, por conta que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics.
Ou seja, tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento). Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado. Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, etc.
AS ETAPAS DO INBOUND MARKETING
A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência quatro de etapas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Toda estratégia de sucesso deve passar por todas as fases.
Atrair: etapa onde você deve gastar energia na construção de algo digno de legítima atenção e para atrair muitas pessoas que por espontânea vontade se interessaram no assunto.
Converter: estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de material rico, de que falaremos logo a seguir.
Relacionar: por meio de algumas estratégias, por exemplo: email marketing, emails promocionais e newsletter, identificamos os estágios em que se encontram os Leads e fazemos eles avançarem na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra.
Vender: Todo o trabalho de geração e nutrição de Leads visa produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.
Portanto, o Inbound marketing ajuda a consolidar uma marca e capturar mais leads qualificados, além de colaborar para a conversão desses leads, aumentando o número de clientes e mensurando os resultados.
É uma estratégia complexa, focada no público-alvo, planejada e que reúne as melhores ações de marketing para atrair o público certo para a sua empresa e fazer esses leads passarem por todas as etapas do processo de atração até estarem prontos para se tornarem um cliente, e consequentemente, clientes satisfeitos e fidelizados.
Referencias:
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I.; Marketing 4.0: Do Tradicional Ao Digital. Sextante, 2017