Criatividade
Conheça as melhores práticas do marketing de relacionamento online!
Autor Retina Web
Data 12, junho, 2019
Conheça as melhores práticas do marketing de relacionamento online!

Melhorar experiência do consumidor segue sendo um dos principais focos das empresas na era digital. Não é para menos, uma marca que consegue trabalhar bem esse aspecto conquista clientes verdadeiramente fiéis. Para que esse objetivo seja bem-sucedido, é necessário investir em marketing de relacionamento.

Marketing de relacionamento é o conjunto de ações que visa desenvolver laços entre a empresa e sua audiência. Ao trabalhar o marketing de relacionamento, os clientes se sentem importantes para a empresa e enxerguem um valor maior em manter contato com ela. Com isso, a marca consegue ganhar mais espaço no mercado e aumentar sua autoridade.

Mas como fazer um marketing de relacionamento efetivo? É o que vamos responder neste artigo. Acompanhe as dicas!

Conheça a sua audiência

Uma audiência composta de homens executivos na faixa etária dos 30 anos é completamente distinta de uma formada por mulheres aposentadas, concorda? Cada grupo apresenta suas necessidades, problemas e objetivos. Portanto, não há como saber o que vai dar certo em uma estratégia de relacionamento, se você não conhece bem o seu público.

As personas da empresa, representações fictícias do cliente ideal (perfis que conjugam as principais características do público), formam a base para estratégias de relacionamento efetivas e personalizadas.

Invista em e-mail marketing

O e-mail segue sendo uma estratégia valiosa para a empresa nutrir o relacionamento com seu público, tendo em vista o alto número de adesão a essa ferramenta, a sua capacidade de disseminação e a chance de segmentar bem a audiência.

Portanto, investir em e-mail marketing é muito mais que enviar propagandas de produtos. Desde a captação do endereço de e-mail ao fluxo de nutrição, a empresa desvendar os interesses do usuário com o seu serviço e atrai-lo a partir de mensagens relevantes e materiais úteis.

Esteja presente em diversos canais

Apesar de o e-mail ser um ótimo canal para o marketing de relacionamento, outros meios não podem ser ignorados. As redes sociais, principalmente, ajudam a construir uma imagem positiva da empresa e incentivam a interação das pessoas.

A presença nas redes deve seguir o foco do perfil do cliente, ou seja, esteja onde o seu público estiver. Chatbots representam uma ferramenta em alta nessa estratégia, como forma de automatizar o contato com os usuários, acelerar possíveis vendas e sanar dúvidas rapidamente.

Tenha um CRM

A sigla CRM significa Customer Relationship Management ou Administração do Relacionamento com o Consumidor. Trata-se de um software capaz de centralizar e gerenciar em nuvem dados importantes sobre os clientes de uma empresa. É uma ótima estratégia para investir em uma experiência do consumidor cada vez mais personalizada e gerir o relacionamento com leads, o que gera mais oportunidades de vendas.

Crie programas de fidelização

Para criar um bom programa de fidelização, é necessário entender os objetivos com essa estratégia (aumentar as vendas? impulsionar a marca nas redes? atingir um novo público?). Práticas como a criação de cartão fidelidade (com direito a descontos progressivos e premiações) incentivam os atuais clientes a continuarem fechando negócios com a sua empresa.

Outros exemplos são bônus nas compras para clientes fiéis e programas de coalizão. Esse investimento traz vantagens como o aumento do ticket médio e uma relação mais próxima com os clientes.

Saiba lidar com reclamações

Sites como o Reclame Aqui tornaram-se famosos por ajudarem a construir ou destruir a reputação de várias empresas. Por isso, é importante não ignorar feedbacks negativos dos clientes. Afinal, críticas aos produtos/serviços oferecidos no mercado sempre surgirão, a questão é como as empresas lidam com essa situação.

Tenha em mente que aproveitar essa oportunidade para conhecer melhor o que agrada o usuário e virar o jogo é uma ótima chance de transformá-lo em mais um fã do negócio.

O marketing de relacionamento preza, acima de tudo, pela transparência com o público. Diante dessa máxima, vimos quais são as melhores ações para aproximá-lo e agradá-lo. É necessário saber trabalhar bem com as ferramentas digitais disponíveis para que elas estejam alinhadas aos objetivos da empresa.

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