Melhorar experiência do consumidor segue sendo um dos principais focos das empresas na era digital. Não é para menos, uma marca que consegue trabalhar bem esse aspecto conquista clientes verdadeiramente fiéis. Para que esse objetivo seja bem-sucedido, é necessário investir em marketing de relacionamento.
Marketing de relacionamento é o conjunto de ações que visa desenvolver laços entre a empresa e sua audiência. Ao trabalhar o marketing de relacionamento, os clientes se sentem importantes para a empresa e enxerguem um valor maior em manter contato com ela. Com isso, a marca consegue ganhar mais espaço no mercado e aumentar sua autoridade.
Mas como fazer um marketing de relacionamento efetivo? É o que vamos responder neste artigo. Acompanhe as dicas!
Conheça a sua audiência
Uma audiência composta de homens executivos na faixa etária dos 30 anos é completamente distinta de uma formada por mulheres aposentadas, concorda? Cada grupo apresenta suas necessidades, problemas e objetivos. Portanto, não há como saber o que vai dar certo em uma estratégia de relacionamento, se você não conhece bem o seu público.
As personas da empresa, representações fictícias do cliente ideal (perfis que conjugam as principais características do público), formam a base para estratégias de relacionamento efetivas e personalizadas.
Invista em e-mail marketing
O e-mail segue sendo uma estratégia valiosa para a empresa nutrir o relacionamento com seu público, tendo em vista o alto número de adesão a essa ferramenta, a sua capacidade de disseminação e a chance de segmentar bem a audiência.
Portanto, investir em e-mail marketing é muito mais que enviar propagandas de produtos. Desde a captação do endereço de e-mail ao fluxo de nutrição, a empresa desvendar os interesses do usuário com o seu serviço e atrai-lo a partir de mensagens relevantes e materiais úteis.
Esteja presente em diversos canais
Apesar de o e-mail ser um ótimo canal para o marketing de relacionamento, outros meios não podem ser ignorados. As redes sociais, principalmente, ajudam a construir uma imagem positiva da empresa e incentivam a interação das pessoas.
A presença nas redes deve seguir o foco do perfil do cliente, ou seja, esteja onde o seu público estiver. Chatbots representam uma ferramenta em alta nessa estratégia, como forma de automatizar o contato com os usuários, acelerar possíveis vendas e sanar dúvidas rapidamente.
Tenha um CRM
A sigla CRM significa Customer Relationship Management ou Administração do Relacionamento com o Consumidor. Trata-se de um software capaz de centralizar e gerenciar em nuvem dados importantes sobre os clientes de uma empresa. É uma ótima estratégia para investir em uma experiência do consumidor cada vez mais personalizada e gerir o relacionamento com leads, o que gera mais oportunidades de vendas.
Crie programas de fidelização
Para criar um bom programa de fidelização, é necessário entender os objetivos com essa estratégia (aumentar as vendas? impulsionar a marca nas redes? atingir um novo público?). Práticas como a criação de cartão fidelidade (com direito a descontos progressivos e premiações) incentivam os atuais clientes a continuarem fechando negócios com a sua empresa.
Outros exemplos são bônus nas compras para clientes fiéis e programas de coalizão. Esse investimento traz vantagens como o aumento do ticket médio e uma relação mais próxima com os clientes.
Saiba lidar com reclamações
Sites como o Reclame Aqui tornaram-se famosos por ajudarem a construir ou destruir a reputação de várias empresas. Por isso, é importante não ignorar feedbacks negativos dos clientes. Afinal, críticas aos produtos/serviços oferecidos no mercado sempre surgirão, a questão é como as empresas lidam com essa situação.
Tenha em mente que aproveitar essa oportunidade para conhecer melhor o que agrada o usuário e virar o jogo é uma ótima chance de transformá-lo em mais um fã do negócio.
O marketing de relacionamento preza, acima de tudo, pela transparência com o público. Diante dessa máxima, vimos quais são as melhores ações para aproximá-lo e agradá-lo. É necessário saber trabalhar bem com as ferramentas digitais disponíveis para que elas estejam alinhadas aos objetivos da empresa.
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