Os setores de vendas e marketing são fundamentais para qualquer empresa. Afinal, os dois se completam: um traça o caminho para o outro chegar ao consumidor e, na melhor das hipóteses, conseguir vender o seu produto ou serviço.
Esse é o caminho na teoria. Na prática, porém, as coisas não funcionam dessa forma. Muitas vezes as duas áreas acabam se isolando, e a falta de comunicação gera prejuízos para o seu negócio.
Complicado, certo? Mas fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar! Nesse artigo, vamos abordar quais as melhores práticas para que vendas e marketing trabalhem juntos e, como consequência, você consiga melhores resultados. Confira!
Vendas e marketing são áreas rivais?
A resposta certa é não, porém, nem sempre é assim que funciona em muitas empresas. Enquanto o time de vendas tem como objetivo vender o seu produto ou serviço, a equipe de marketing é responsável por facilitar esse caminho, ao tornar a marca mais conhecida e atrair novos usuários por meio de anúncios, branding e canais de comunicação eficientes, por exemplo.
O grande problema é a falta de comunicação: as duas equipes trocam poucas informações e, muitas vezes, acabam se atropelando e perdendo tempo e investimento. O que poucos entendem é que o processo se inicia com o marketing e vai terminar apenas com a equipe de vendas. Sem troca de dados, as estratégias de ambas equipes são prejudicadas.
Como acabar com a competição?
O primeiro passo para tornar os setores de vendas e marketing mais eficientes é óbvio: a comunicação. Sem ela, nenhuma estratégia vai funcionar. Confira as três melhores práticas para que as duas equipes trabalhem juntas.
Estruturar metas
Ponto primordial para que os resultados melhorem. Periodicamente é importante que as duas equipes se reúnam para debater quais os objetivos para os próximos meses e o que foi feito nos meses anteriores. Ao estabelecer metas em conjunto, as duas áreas vão saber quais as responsabilidades de cada uma.
Acordo entre as áreas
Importante, porém, o acordo entre as áreas. De nada adianta, por exemplo, ultrapassar a capacidade do time de vendas apenas para inflar os números. Lembre-se de que o importante é ser eficiente e traçar objetivos que os dois setores consigam alcançar. Afinal, o foco é o aumento do número de vendas com eficiência.
Mostrar os caminhos a serem percorridos
Outro ponto fundamental é deixar claro para a outra equipe as estratégias a serem seguidas em cada etapa do processo de conversão. Dessa forma, nenhum dos dois times vai perder tempo ou investimento ao realizar um mesmo trabalho novamente. Cada um vai poder executar suas tarefas com maior eficiência.
Quais as vantagens de as áreas trabalharem juntas?
Com duas equipes em constante comunicação e troca de informações, as chances de conseguir melhores taxas de conversão, por exemplo, serão muito maiores. Afinal, vai ser muito mais simples verificar quais estratégias estão sendo bem executadas e quais precisam ser modificadas.
Sem desperdício de tempo e recursos, aliado a uma estratégia mais eficiente, o retorno sobre o investimento (ROI) também vai ser muito maior, já que mais vendas serão convertidas e menos tarefas serão repetidas.
Agora ficou claro os motivos para vendas e marketing trabalharem juntas, certo? Primeiramente, listamos o que acontece na prática na maioria das empresas e como isso impacta de forma negativa qualquer planejamento. Em seguida, apontamos como aproximá-las e quais as principais vantagens.
Gostou do nosso conteúdo? Se a resposta é sim, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo o que produzimos?