A tecnologia não permite pausas: o tempo inteiro as ferramentas que usamos são aperfeiçoadas ou se tornam obsoletas por conta de uma inovação. Para não ficar atrás da concorrência, as empresas precisam se atualizar constantemente para alcançar as tendências mais utilizadas pelos usuários.
Até pouco tempo atrás, por exemplo, poucas empresas investiam em versões pensadas para o acesso por meio de dispositivos móveis. Hoje, o mobile first já é uma realidade e, aos poucos, já vai perdendo espaço para um novo conceito: o mobile only.
Não sabe o que é? Fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar! Nesse artigo, vamos explicar o que é mobile only e por que ele pode ser tão importante para alavancar os seus negócios no mercado digital.
1. O que é mobile only?
O conceito é mais simples do que parece: investir apenas no mobile. Pode parecer uma estratégia ousada ou mesmo arriscada para o seu negócio, mas algumas empresas já estão adotando essa alternativa. Importante lembrar, porém, que é preciso analisar cada caso e ver qual se encaixa melhor ao seu modelo de negócio.
Os nomes podem causar certa confusão, mas mobile only e mobile first são conceitos diferentes. O primeiro é a utilização exclusiva de plataformas voltadas para dispositivos móveis, enquanto o segundo serve para quem dá prioridade à versão mobile, sem deixar de investir em outros métodos.
2. Como o mobile only pode afetar os seus negócios?
Os usuários utilizavam seus smartphones como auxílio para o desktop, porém, com o tempo, essa relação mudou e, hoje, os dispositivos móveis são as principais formas de acesso à internet. O Google, por exemplo, divulgou em 2015 um relatório indicando mais buscas por meio de smartphones do que em desktops.
O mercado, portanto, começou a se adaptar. Primeiro dando prioridade à versão mobile e, agora, deixando o desktop de lado. Dessa forma, principalmente após analisar o comportamento do consumidor, é impossível negar as transformações que estão acontecendo. Assim, ignorar as novas tendências acaba afetando negativamente o seu negócio.
3. Por que é importante se adaptar?
Para ficar evidente a importância de estar atento ao que de mais moderno o mercado oferece, listamos os três principais pontos positivos para o seu negócio. Confira!
Atingir maior público
Ao se adequar às tendências, as chances de conseguir gerar maior impacto sobre os seus consumidores é muito maior. Afinal, qual o sentido de investir numa versão para desktop e deixar o mobile de lado, se o mercado aponta para a outra direção? A experiência do usuário é fundamental para uma estratégia funcionar bem!
Elevar o volume de vendas
Atendendo às demandas dos seus consumidores, fica mais fácil converter as visitas em vendas. As vendas por meio de smartphones só aumentam, portanto, investir em um checkout pensado para mobile vai garantir maiores chances de conversão. O tempo de carregamento de uma página, por exemplo, se revela como o diferencial para fechar ou não uma venda.
Marketing direcionado
Números do Facebook e do YouTube apontam uma utilização maior por meio de tablets ou smartphones do que pelo computador, por exemplo. Dessa forma, fica evidente pensar em estratégias de marketing voltadas para estes dispositivos e que sejam eficientes. De nada adianta, por exemplo, utilizar ferramentas feitas para desktop se os seus clientes, em sua maioria, utilizam a versão mobile.
Nesse artigo, abordamos o conceito de mobile only e como, aos poucos, ele transforma o mercado digital. Além disso, abordamos de que forma essa tendência impacta no mercado e por que é importante se adaptar para conseguir entregar o melhor conteúdo, serviço ou produto para o seu consumidor.
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