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As principais métricas de vendas que a sua empresa deve acompanhar
Autor Retina Web
Data 19, julho, 2017
As principais métricas de vendas que a sua empresa deve acompanhar

Como estão as vendas da sua empresa? Você só acha que vão bem ou tem evidências concretas disso?

Quando queremos descobrir o desempenho no negócio, precisamos contar com uma forma de medir se estamos nos aproximando das nossas metas ou não. É por isso que as métricas de vendas são fundamentais.

Para ajudá-lo a analisar as métricas que realmente importam, selecionamos aqui 4 índices que você não pode deixar de acompanhar:

Número total de leads gerados

Um dos resultados mais esperados de uma estratégia focada em presença online é a atração de tráfego para o seu site.

A ideia aqui é que mais pessoas conheçam a sua empresa, se interessem pelos produtos, serviços ou soluções que ela oferece e deixem alguma informação de contato em seguida, tornando-se o que chamamos de leads.

Podemos obter leads com formulários de contato, disponibilizando o download de um e-book, pedindo para os usuários se inscreverem em uma pré-venda, entre outros métodos. Tudo isso é feito por meio do site da empresa, por isso é essencial que ele seja bem elaborado, intuitivo e de navegação rápida.

Taxa de conversão

Uma conversão ocorre quando um visitante toma uma ação desejada dentro do seu site. No contexto de vendas, um dos tipos mais importantes de conversão acontece quando um lead faz um pedido ou fecha uma compra e se torna um cliente.

Suponha que no último mês você tenha gerado 1.000 leads e que 40 deles tenham fechado negócio com a sua empresa. A taxa de conversão nesse caso será de (40 / 1000) = 0,04 = 4%.

Ticket médio

O ticket médio também é um valor relevante, pois é por meio dele que você saberá como está o volume de vendas. Essa métrica consiste em dividir a quantia total de vendas pelo número de pedidos ou compras em um determinado período.

Considere um e-commerce que tenha recebido R$ 20.000,00 em vendas relativas a 200 compras de clientes em uma semana. O ticket médio nesse caso seria de (20000 / 200) = R$ 100,00.

ROI — Return on investment (Retorno sobre investimento)

Analisar o ROI é uma ótima maneira de saber se uma campanha que buscava aumentar as vendas trouxe um bom retorno para a empresa ou não.

A fórmula para calculá-lo é:

ROI = (Faturamento – Despesas totais) / Despesas totais

Imagine que você tenha investido em uma ação para divulgar a sua empresa nas buscas do Google utilizando o Google AdWords. No total, você gastou R$ 2.000,00 em despesas com a campanha, e conseguiu adquirir alguns clientes que lhe renderam R$ 8.000,00.

Para esse exemplo, o ROI seria de (8000 – 2000) / 2000 = 3. Se multiplicarmos esse número por 100, teremos a porcentagem que nos mostra que o retorno foi de 300% em relação ao investimento.

Lembre-se que é mensurando os resultados que podemos saber se estamos indo de fato na direção do sucesso. Ao acompanhar todas essas métricas, ficará mais fácil saber se a performance do seu negócio está de acordo com os seus objetivos ou se é preciso fazer alguma mudança na sua estratégia de marketing e vendas.

E então, está preparado para acompanhar as métricas de vendas que indicamos? Tem outras métricas que também considera importantes para o seu negócio? Conte pra gente aqui nos comentários!