Vale mesmo a pena investir em marketing digital? Essa é uma dúvida comum de muitos gestores e profissionais.
Afinal, você sabe quais são as vantagens do marketing digital quando comparado com o modelo tradicional? Ele realmente funciona para todo tipo de negócio?
Confira a seguir as respostas para essas e outras dúvidas frequentes sobre o tema!
1. É preciso muito dinheiro para investir em marketing digital?
Não. Anúncios divulgados na internet, por exemplo, costumam ser mais baratos e, em alguns casos, até mais efetivos que anúncios veiculados em plataformas tradicionais, como TVs, outdoors, entre outros.
A razão disso é a possibilidade de segmentação das propagandas, ou seja, você escolhe exatamente quem verá aquilo que está sendo promovido. Além de garantir um maior retorno para o anunciante, esse formato permite a redução de custos por exibir os anúncios para um público seleto.
Para completar, vale dizer que o marketing digital permite que você tenha um maior controle sobre o seu investimento. Se você faz um anúncio online, por exemplo, é possível saber exatamente quantas compras foram geradas por conta dele. Se alguém faz uma compra por conta de uma indicação em seu blog, também é possível medir esses dados.
Com todo esse controle sobre o fluxo de compras ou de interação gerada por meio da sua estratégia de marketing digital, é possível calcular com exatidão qual foi o retorno do seu investimento. O marketing tradicional não tem essa vantagem.
2. O marketing digital serve para todo tipo de negócio?
Uma das maiores vantagens do marketing digital é que existem várias plataformas pela internet, com os mais diferentes tipos de estratégias de divulgação. Isso significa que há um grande leque de opções diferentes que se encaixam às necessidades dos mais variados negócios.
O Instagram, por exemplo, provou-se uma ótima rede social para a divulgação de produtos de beleza, artísticos, moda, entre outros setores com um grande apelo visual. Mesmo assim, o Instagram também consegue ser uma boa casa para marcas que sabem se relacionar com o público naquele tipo de ambiente.
A grande magia do marketing digital, quando falamos sobre a aplicação de estratégias em redes sociais, é que basta você identificar como o seu público se comporta em cada rede para conseguir criar um forte canal de comunicação e divulgação para a sua marca.
3. É possível usar o marketing digital para negócios que estão fora da Internet?
Com certeza, é possível. E uma das formas mais usadas para obter esse tipo de resultado, atualmente, é o marketing de conteúdo. Com uma breve pesquisa no Google por termos como “blog de clínica veterinária”, você encontrará estabelecimentos que estão usando textos e notícias sobre cuidados com os animais para atrair clientes.
Esse tipo de estratégia pode ser aplicado em praticamente qualquer setor. Academias, clínicas, escritórios de advocacia, locadora de carros, hotéis, lojas de produtos de beleza, entre vários outros tipos de negócio estão aproveitando bastante o marketing de conteúdo.
4. O que é preciso para aplicar o marketing digital no meu negócio?
Como mostrado, há várias maneiras de trabalhar com o marketing digital. Uma das mais indicadas pelos especialistas, no entanto, é ter o seu próprio site e blog. Por quê?
Qualquer rede social pode te deixar na mão quando você mais precisar. Facebook, Instagram, Twitter e demais podem mudar o layout, perder a popularidade ou alterar regras de uso que podem acabar com o desempenho do seu perfil ou página na rede social. Isso sem contar com eventuais quedas de servidores, que não passam pela sua alçada.
Ter o seu próprio site garante que você tenha um contato direto com o público, sempre dentro do seu controle, além de ser perfeito para aplicar uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
É necessário, contudo, que seu site tenha um bom design, que os conteúdos sejam bem planejados e que ele seja otimizado para o uso em smartphones e outros dispositivos. Sem isso, você perderá muitos acessos.
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