Você já deve ter percebido o quanto a internet mudou a sua vida enquanto consumidor de produtos, serviços e informação, não é mesmo?
Para empresas e funcionais liberais, a era digital também trouxe grandes mudanças, e contar com um site institucional bem idealizado e executado tornou-se fundamental.
Um site institucional tem, por padronização, algumas informações essenciais do empreendimento ou do empreendedor. Alguns exemplos são área de atuação, serviços oferecidos, endereço, telefones e um formulário para contato direto, entre outros.
Além disso, é importante destacar os produtos e/ou serviços que são oferecidos, com informações completas e boas fotos.
Quer entender melhor o impacto que um site institucional bem feito pode ter no seu negócio? Continue a leitura e saiba mais:
O mundo digital e a importância de um site institucional
Considerando a amplitude da atual influência da internet na vida das pessoas, podemos imaginar o quão essencial para as empresas é estabelecer-se no ambiente digital — e o desenvolvimento e gestão de um bom site institucional é o primeiro passo para isso.
Mas quais são os elementos que tornam esse tipo de estratégia tão importante para as empresas? Nós te contamos:
Confiança e amplitude global
Como você viu, as pessoas estão cada vez mais ligadas a atividades digitais e online, e a internet tornou-se uma das principais fontes de informação. Logo, é de se esperar que haja procura por informações sobre você ou sua empresa na internet!
Nesse sentido, um site institucional faz as vezes de um verdadeiro cartão de visitas digital, e por isso deve conter informações atualizadas sobre produtos, serviços e contato. Você não quer perder vendas por conta de um telefone antigo ou e-mail desatualizado, não é?
Um site institucional bonito e funcional também aumenta a confiabilidade, a credibilidade e faz com que a sua empresa seja vista como uma instituição antenada e conectada às novas tecnologias. Isso sem falar na amplitude global de alcance que sua empresa terá, podendo chegar a qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta.
Capacidade de mensuração
A internet tem como característica a possibilidade de mensuração total das atividades dos usuários dentro dos sites, e esse fator é muito importante na hora de entender o comportamento do público que procura pela sua empresa na internet.
Ter um site institucional e mensurar informações de acesso e atividades ajuda em toda a sua estratégia de marketing e relacionamento. Para isso, existe uma grande variedade de métricas que você pode analisar, e cada uma delas terá uma importância dentro da sua estratégia.
Assim, é importante que você conecte o seu site a uma ferramenta específica para tal, como o Google Analytics.
Geração de leads
Seja você um profissional liberal ou dono de empresa, vender é o que importa, certo?
Um site institucional pode ajudar (e muito) nesse sentido por meio de uma boa estratégia de geração e captação de leads — aquelas pessoas interessadas em seus produtos e serviços e que entraram em contato com você para obtenção de informações.
Você pode atrair leads com o site institucional de diversas maneiras, mas o método mais eficiente é usar táticas de Inbound Marketing e marketing de conteúdo.
Esse tipo de ação tem como foco oferecer ao público material rico e relevante para as suas vidas, em troca de um e-mail ou outra forma de contato, por meio de um blog ou outro canal de interação.
Falando em material rico e relevante, esperamos que essas informações sobre a importância de um site institucional bem feito tenham sido úteis para você! Se você gostou do conteúdo, aproveite para compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais!