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O que criar primeiro: site ou rede social?

2 de junho de 2017

[Recorte Página]

Hoje, é praticamente inimaginável um negócio não possuir uma participação efetiva na internet. Porém, no momento de investir em presença online, surgem muitas dúvidas entre site e redes sociais: afinal, o que criar primeiro?

Neste post, vamos falar sobre as particularidades de cada plataforma e mostrar como você pode organizar o espaço digital do seu negócio da melhor forma possível. Acompanhe a leitura e entenda!

Qual é a diferença entre site e redes sociais?

Primeiramente, devemos entender que tanto o site quanto as redes sociais são distintos entre si e que cada plataforma possui uma finalidade. Vamos ver cada uma em detalhes?

O site

O site institucional é considerado o “cartão de visitas” da sua empresa na internet. Uma página na web é importante para publicar informações mais completas sobre a atividade do negócio, como:

  • produtos e serviços ofertados;
  • localização;
  • missão, visão e valores.

O objetivo principal do site é expor a empresa para o cliente no momento em quem ele realiza a busca. É nessa página que o consumidor terá contato com a “vitrine virtual” do seu negócio e ao seu catálogo de produtos.

No website, é possível:

  • personalizar o espaço de acordo com a vontade do empreendedor;
  • publicar conteúdos e fortalecer a estratégia de inbound marketing e marketing digital;
  • fortalecer o SEO para um melhor desempenho nos mecanismos de buscas;
  • ter maior autoridade em relação às publicações;
  • agregar a quantidade de páginas que for necessária;
  • adicionar landing pages para a captação de novos leads.

No site, também é possível investir nas vendas por meio online, dispensando a necessidade do deslocamento do cliente para a loja física.

Vender na internet é uma grande demanda do mercado atual, com vantagens tanto para o cliente quanto para a empresa. Afinal, isso abre a possibilidade de o seu negócio estar disponível para o cliente a qualquer hora do dia.

As redes sociais

Ainda hoje, muitos empresários são resistentes em utilizar ativamente as redes sociais, seja por falta de tempo para criar conteúdo e atualizar constantemente, seja pela crença de que esse investimento é desnecessário.

Mesmo com toda a resistência, o cenário brasileiro tem mudado nos últimos anos, e, assim, as redes sociais vêm ganhando cada vez mais popularidade.

Um estudo realizado em 2016 revela que o Brasil se tornou o maior usuário de redes sociais na América Latina e um dos maiores do mundo, com aproximadamente 93,2 milhões de pessoas conectadas em pelo menos uma rede.

Em vista da quantidade de pessoas que acessam as redes sociais diariamente, é possível:

  • engajar os seguidores da sua empresa por meio de postagens relevantes;
  • interagir com os clientes de maneira mais próxima e humanizada;
  • compreender o comportamento dos potenciais consumidores;
  • atrair clientes para o seu site;
  • impulsionar os conteúdos publicados no website.

É importante lembrar que as redes sociais não são ambientes para divulgar propagandas aleatoriamente, já que o principal objetivo é cultivar um relacionamento mais próximo com o público, de maneira a compartilhar publicações de qualidade e que gerem valor para quem as lê.

Afinal, o que criar primeiro?

Considerando as particularidades de site e redes sociais apresentadas anteriormente, o ideal é criar primeiro o endereço online. É por meio do website que sua empresa poderá se posicionar de maneira mais sólida na internet, além de passar mais credibilidade para os clientes.

Logo após a construção da página, crie os perfis nas redes sociais para promovê-los e compartilhar conteúdos com o público.

Por fim, antes construir um website ou criar um perfil em alguma rede social, é essencial elaborar um planejamento bem estruturado, com objetivos claros, para evitar ações desnecessárias e que não gerem valor para os clientes.

O ideal é contratar uma agência de publicidade especializada em marketing digital, com profissionais qualificados para o planejamento de marketing e a execução de cada etapa do plano. Desse modo, evita-se o fracasso da estratégia digital, que pode ser causado pela falta de experiência online.

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