Antes de abordarmos a importância das variações de uma logomarca para o seu negócio, é necessário explicar o que é uma logomarca e qual a sua finalidade.
Definida como uma representação gráfico-visual do nome de uma empresa ou de uma marca, a logomarca tem o objetivo de ajudar a construir e estabelecer uma identidade, diferenciar uma empresa de seus concorrentes e expandir sua reputação de forma a gerar reconhecimento por parte do público.
Ela é um dos vários elementos que constroem um Branding, portanto, precisa ser criteriosamente desenvolvida.
Visualmente, a logomarca é formada por um símbolo e uma tipografia (letras), que devem atender aos objetivos da empresa e encantar os potenciais consumidores. Por isso, uma logomarca é bem mais do que “uma imagem”, quando bem estruturada, ela é capaz de transmitir o objetivo, os ideais e até o nível de qualidade de um serviço ou produto.
POR QUE É PRECISO CRIAR UMA LOGO PARA A SUA MARCA?
Além de ajudar na construção da imagem de um negócio e sua expansão, como explicado anteriormente, a logomarca é uma ferramenta essencial para o marketing e divulgação. Com ela, os profissionais responsáveis por peças audiovisuais, sejam físicas ou virtuais, consegue “assinar” o material, fazendo com que os receptores dessas mídias rapidamente identifiquem sua origem.
Também, possuir uma logo permite que você não se perca ou seja ignorado no mercado, que está cada vez mais competitivo. Essa referência visual acaba funcionando como um canal de comunicação com os potenciais clientes, que te avistam e “seguem o seu rastro” em meio a outras empresas que ofertam produtos e serviços similares aos seus.
Uma empresa sem logo não passa credibilidade. Mesmo que seja simples, não deve ser posta de lado, afinal, ela também funciona como cartão de visita da sua empresa. É indispensável a concepção da sua logomarca, principalmente com o crescente uso das redes sociais e outros meios digitais.
QUAL A IMPORTÂNCIA DAS VARIAÇÕES DE UMA LOGO
As variações de uma logomarca não são criadas ao acaso ou por espontânea vontade e tempo de sobra dos designers. A estruturação dessas estilizações é a base de muitas identidades visuais, e elas, junto às orientações de aplicabilidade, estão presentes no Manual da Identidade Visual de empresas que aposta em uma forte comunicação visual.
“Mas, porque preciso de mais de uma logo?”
Simples, assim como você usa roupas adequadas para frio, calor, uma festa de aniversário, enterro ou casamento, existem situações especificas em que o mesmo design não é cabível. Dessa forma, as logomarcas precisam se adaptar a diferentes meios de comunicação, épocas do ano, eventos e finalidades.
Sua logo pode ser aplicada em cartões de visita, websites, redes sociais, vídeo, cartazes, stands de eventos, menus, papel timbrado e até mesmo roupas e uniformes de trabalho. Perceba que é necessário considerar a legibilidade da logo, os possíveis fundos em que ela será inserida e diferentes cores, ou seja, um única forma não consegue se adequar a todas as possibilidades sem ser danificada.
Repare, também, que são materiais, modelos e tamanhos diferentes que implicam em fatores como resolução, quantidade de tinta e, principalmente, dinheiro para pagar a impressão. E isso nos leva a outro ponto importante para a necessidade das estilizações: economia.
Se você possuir logomarcas com finalidades pré-estabelecidas, você pode poupar dinheiro, tempo e dores de cabeça caso algum problema apareça. Imagine usar uma logo com texto em um lugar que não dá para ler? Seria inútil e ficaria feio. Ou uma logo extremamente colorida para ser impressa em tecido, sairia muito caro. Por causa dessas situações que existem versões que não tem texto ou são em preto e branco, como no caso da Coca-Cola, Adidas, Netflix e Facebook – aposto que você consegue imaginar a logo escrita e a logo “só o desenho” deles, certo? Esses são exemplos de variações.
A quantidades de logomarcas e o estilo delas precisa ser desenvolvido por um profissional experiente, capaz de manter a essência da logo original e criar uma harmonia entre suas ramificações, fazendo com que, sempre que forem avistadas, remetam ao seu dono, sem divergências e sem causar dúvidas na cabeça do público.
A Retina Web pode te ajudar! Podemos conceber ou repaginar a sua logomarca e cuidar para que todo seu Branding seja cativante e atraente, atingindo seu público-alvo de forma assertiva. Entre em contato, converse com o nosso atendimento e saiba mais.