Tecnologia
7 práticas que você pode adotar para aumentar o tráfego do site
Autor Retina Web
Data 11, abril, 2018
7 práticas que você pode adotar para aumentar o tráfego do site

Saber como aumentar o tráfego do site é algo que precisa ser levado em consideração por qualquer empresa ou profissional que deseja aumentar a lucratividade de seu negócio por meio do marketing digital.

Afinal, mais do que gerar vendas, um site precisa conectar pessoas, tornar as marcas conhecidas, sendo uma poderosa ferramenta para diversas ações. Mas, para que isso tudo aconteça, ele precisa ter um bom tráfego, ou seja, receber mais visitas de pessoas nas páginas.

Para que você entenda o que precisa ser feito para aumentar o tráfego do seu site, listamos 7 práticas que você pode desenvolver. Siga conosco e confira nos tópicos a seguir!

1. Investir em anúncios online

Investir em anúncios online, por meio de ferramentas como o Google AdWords e o Facebook Ads, são uma excelente alternativa para aumentar o tráfego de um site. Desse modo, as pessoas terão acessos à publicidade do seu site na internet, podendo conhecê-lo.

No Google AdWords, você pode comprar palavras-chave e ter o seu site mostrado de forma prioritária. Assim, se você é um coach empresarial, por exemplo, pode comprar essa palavra e, sempre que alguém fizer buscas por esse termo em sua região de atuação, verá o anúncio de seu site.

O Facebook Ads, por sua vez, pode mostrar banners do seu negócio na maior rede social do mundo, direcionando para o site as pessoas que clicarem nos anúncios.

2. Desenvolver conteúdo relevante no blog

O marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de conseguir ter um site com um bom tráfego. Isso se justifica pelo fato de cada vez mais as pessoas fazerem buscas na internet para solucionar os seus problemas, sendo esse um excelente canal para divulgar um negócio.

No caso do profissional de coach, anteriormente citado como exemplo, é possível criar posts do blog com assuntos como “5 motivos para contratar um coach”, “Saiba como alavancar a sua carreira”, entre tantos outros que sejam de interesse do seu público.

Vale ressaltar que não é preciso produzir apenas textos para o seu blog. Você também pode e deve produzir vídeos, infográficos, disponibilizar e-books para downloads etc.

3. Criar meta tags

As meta tags são linhas do código de programação que “rotulam” informações. A ideia é fazer com que os robôs dos buscadores como o Google encontrem o seu site mais facilmente.

Desse modo, quando você publicar um texto no site, deve sempre acessar o código HTML da página e incluir uma meta tag para “etiquetar” determinadas palavras, conforme demonstra o exemplo a seguir:

<html>

              <head>

              <title> Tráfego do site </title>

              <meta name=”author” content=”Retina Web”>

              <meta name=”description” content=”Como aumentar o tráfego do site”>

              <meta name=”keywords” content=”sites, web, desenvolvimento”>

              </head>

                                                                                                                     </html>

4. Otimizar o SEO

SEO é uma sigla que, traduzida para o português, significa otimização do site. Trata-se de um conjunto de técnicas que são aplicadas na programação e no conteúdo textual do site para que ele alcance melhores posições no ranqueamento orgânico do Google e de outros buscadores, como o Bing.

As técnicas de SEO dependem intrinsecamente das palavras-chave escolhidas para otimizar a posição no ranking. Assim, precisam ser trabalhadas as palavras utilizadas nos textos, com base em pesquisas que comprovem que os clientes em potencial da sua empresa estão pesquisando sobre esses termos.

É importante destacar também que os conteúdos publicados precisam ser relevantes, ou seja, não adianta forçar o uso de palavras-chave de modo desenfreado, pois os robôs conseguem identificar esse tipo de fraude.

Algumas boas práticas na programação, como definir diferentes head tags para cada parte do texto, como nos intertítulos, também fazem com que os artigos fiquem mais bem posicionados no Google.

5. Distribuir nas redes sociais

Para fazer com que mais pessoas encontrem os conteúdos publicados no seu site, uma prática interessante é fazer a distribuição em suas páginas nas redes sociais, como o Facebook, o Twitter, entre outras.

Aqui, é importante saber reconhecer qual é a rede social mais indicada para o seu ramo de atuação, pois cada uma dessas mídias tem usuários com perfis diferentes. Então, com base em pesquisas, é preciso entender qual ou quais das redes sociais são mais utilizadas pelo seu público em potencial.

O Facebook, por exemplo, é a rede de maior abrangência e com usuários diversos. Já o Twitter é indicado para pessoas que gostam muito de consumir informação. O Instagram e o Pinterest têm forte apelo visual, sendo indicado para marcas que possuem produtos com essa característica. Esses são apenas alguns exemplos, pois existem muitas redes sociais bastante segmentadas.

6. Criar títulos persuasivos

No livro “Obrigado pelo marketing”, o especialista em marketing Vitor Peçanha faz uma analogia em que compara títulos com cartões de visita. Isso quer dizer que os títulos precisam ser impactantes, fazendo com que as pessoas tenham vontade de acessar os conteúdos publicados no seu site.

Essa prática é executada por diversos sites que recebem muitas visitas, com base em muito estudo e também conhecimento dos leitores. Para você ter uma ideia, o site BuzzFeed, um dos mais acessados no mundo, escreve pelo menos 20 títulos para um mesmo conteúdo e faz testes internos antes de lançar um artigo para o público.

7. Publicar o conteúdo em outras plataformas

Embora pareça estranho recomendarmos postar o seu conteúdo também em outras plataformas, essa é uma prática que pode, sim, gerar mais visitas para o seu site e nós explicamos o motivo. Acontece que sempre que você duplicar seus posts em outros locais, poderá colocar o link do seu site como referência, de modo que quem acessar o material possa clicar no hiperlink e ser direcionado para o seu site.

São exemplos de plataformas que podem ser utilizadas o LinkedIn, o Medium, blogs e sites parceiros, entre outras.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, agora é só colocar todas elas em prática e aumentar o tráfego do site. Mas lembre-se que esse trabalho é árduo e que apresenta resultados em longo prazo.

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