Web
Criação de sites: 6 motivos para investir em sites responsivos
Autor Retina Web
Data 19, abril, 2017
Criação de sites: 6 motivos para investir em sites responsivos

O design responsivo é um dos principais requisitos inseridos na criação de site. Por meio dele, você permite que uma página da web seja exibida da melhor forma para os diversos tipos de telas e dispositivos utilizados para navegar na internet.

É natural que você esteja se perguntando: por que devo investir na reestruturação do meu site institucional se ele já é funcional e atrativo esteticamente? Para responder a essa questão, elencamos 5 motivos para implementar a responsividade em seu site. Confira!

1. A maior parte do tráfego online provém de smartphones

Você sabia que cerca de 80% do tráfego online é originado a partir de dispositivos móveis? Há muito tempo o mobile deixou de ser uma tendência e conquistou rapidamente seu espaço na internet.

Com o acesso facilitado à internet e o impressionante índice de 168 milhões de smartphones em uso no Brasil, uma página da web que se adapte à essas telas gera muito mais oportunidades de vendas e consumo.

2. Melhor experiência de navegação para o cliente

Um estudo indica que os usuários aguardam em média dois segundos pelo carregamento do site. Além disso, botões que falham, imagens que carregam parcial ou distorcidamente e inadaptabilidade do layout estão entre os principais motivos para internautas abandonarem a página.

A responsividade é um dos elementos imprescindíveis para aprimorar a experiência do usuário, pois é o primeiro fator que define se a navegação será perfeita ou apresentará falhas.

3. Sites responsivos são melhor ranqueados pelo Google

O Google valoriza muito a experiência do usuário, afinal, quanto mais internautas usarem os seus serviços, mais receitas serão geradas e maior será o seu crescimento.

Com isso, o Google entende que a responsividade de um site colabora diretamente para que o usuário tenha uma boa experiência. Essa é a razão pela qual o site responsivo se sai melhor no ranqueamento.

4. Implementação mais viável financeiramente

Existe outra forma de atender à demanda que navega pela internet usando smartphones e tablets, que é a criação de um site mobile (web app) — algo muito comum no e-commerce. São páginas cujo design é completamente voltado para dispositivos móveis e onde botões, layout e imagens são otimizadas.

Porém, embora o site atenda com ainda mais qualidade os clientes que o acessam pelo celular, o revés disso tudo é que a empresa deverá administrar dois sites distintos — ou seja, o site mobile não é uma versão a partir do convencional.

Os custos e esforços para manter os dois sites funcionando perfeitamente podem inviabilizar a estratégia, enquanto que, para deixar o design responsivo, basta uma atualização no código fonte.

5. Adaptação para as tecnologias do futuro

A internet já pode ser acessada por meio de diversos tipos de ecrãs, possibilitando até mesmo a navegação diretamente de uma smart TV.

O avanço das tecnologias para acesso torna necessária uma preparação para o que vier pela frente. A responsividade é o que tornará possível o seu site continuar a ser visualizado por todo e qualquer dispositivo, independentemente das dimensões da tela.

6. Conte com especialistas em criação de site

Implementar um site com design responsivo de alta qualidade não é uma tarefa qualquer. É fundamental contar com uma agência especializada, com profissionais atualizados e capacitados para a criação de site, para que a sua página fique à altura do que há de melhor na Web.

E você, está pensando em contratar um serviço de reestruturação e manutenção de sites? Entre em contato conosco e conheça as soluções que desenvolvemos para ajudar você nessa etapa!